sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Medal of Honor: Warfighter: Escrito por operacionais de elite do exército norte-americano com presença em cenários de guerra internacionais e inspirado em ameaças mundiais reai









Medal of Honor: Warfighter

Medal of Honor: Warfighter é um jogo de vídeo de tiro em primeira pessoa que foi desenvolvido pela Danger Close Games e publicado pela Electronic Arts. Warfighter é uma sequência direta do jogo de 2010 Medal of Honor e o décimo quarto título da série Medal of Honor. 

Medal of Honor: Warfighter não foi muito bem recebido pela critica, detendo uma média de 51% para Xbox 360, 54% para PlayStation 3 e 58% para PC no site de criticas agregadas Metacritic

Escrito por operacionais de elite do exército norte-americano com presença em cenários de guerra internacionais e inspirado em ameaças mundiais reais, Medal of Honor Warfighter™ entrega uma agressiva, dura e autêntica experiência que coloca os jogadores nas botas do guerreiro mais atual, preciso e disciplinado. Medal of Honor Warfighter é uma visão pessoal e na primeira pessoa do campo de batalha contemporâneo e a luta contra a atual ameaça terrorista global.

Os jogadores terão uma relação mais pessoal em Medal of Honor Warfighter.

Acompanha a guerra contra o terrorismo em todo o globo a partir da perspetiva dos Tier 1 Operators – um guerreiro de elite que raramente se deixa ver pelos olhos do mundo. Dos resgate de reféns no enclave de Abu Sayyaf em Basilan nas Filipinas ao assalto ao "Pirate Town" de Al-Shabaab na Costa da Somália, Medal of Honor Warfighter é o único jogo que oferece aos jogadores uma perspetiva destes eventos da vida real e permite-lhes desfrutar da ação tal como se poderia ter desenrolado.

Medal of Honor Warfighter vai para além do campo de batalha e revela o lado deprimente da guerra, narrado pelas vozes das famílias dos militares. Com uma história escrita pelos Operators desta comunidade, Medal of Honor Warfighter desvenda os sentimentos mais íntimos relativamente aos sacrifícios dos soldados no terreno – e das suas famílias.

Representa a tua Pátria - Os melhores soldados do mundo, frente a frente.

No modo multiplayer, os jogadores podem representar os Tier 1 Operators das respetivas nações no campo de batalha global. A marca Medal of Honor introduz confrontos entre as elites Tier 1 multinacionais, onde os melhores dos melhores combatem entre si. O jogo conta com 12 unidades Tier 1 diferentes a partir de uma grande variedade de nações, incluindo a SAS britânica, a SASR australiana, a KSK e os GROM polacos.

O jogo usa o motor da DICE, o Frostbite 2, (o mesmo motor que Battlefield 3 e Need For Speed: The Run. 


Campanha

A campanha solo de "Warfighter" tenta se diferenciar de todos os jogos de tiro contemporâneos ao apresentar os homens por trás das fardas do Tier 1 - mais especificamente Preacher, um dos soldados que você controla no game. As missões de "Medal of Honor" são pontuadas por uma trama paralela, que envolve o casamento problemático de Preacher e o convívio familiar complicado dos soldados de elite, suas esposas e filhos.

A história também mostra, nas entrelinhas, como esses soldados acabam levando uma vida parecida com os terroristas que combatem, atuando em células infiltradas em locais distantes, disfarçados como habitantes locais. Esses grupos são liderados por um agente isolado, que passa apenas a informação e as ordens necessárias para cada célula operar.

Talvez a semelhança entre os soldados e seus inimigos seja o que torne essa visão mais próxima da "guerra ao terror" tão interessante e isso diferencia, de forma positiva, "Medal of Honor: Warfighter" de outros jogos de tiro militares. A produtora Danger Close até tenta mostrar um pouco do "outro lado", com um tutorial em um acampamento terrorista que parece ter a intenção de chocar a audiência - mas nem de longe se compara ao famigerado aeroporto de "Modern Warfare 2".

A campanha em si não dura muito. Como é de praxe nessa geração, a aventura dura entre 5 e 8 horas, dependendo da dificuldade escolhida e de sua habilidade. Nesse intervalo, você vai participar de missões na Somália, no Oriente Médio e no Leste Europeu. Além dos tiroteios típicos em cidades poeirentas e arruinadas, há sequências de sniper, trechos sobre trilhos em barcos e helicópteros.


Enredo

O jogo é uma sequela directa de Medal of Honor. Os jogadores continuarão a controlar os Operativos da Tier 1 através de vários cenários incluindo o salvamento de reféns na Casa-Forte de Abu Sayyaf nas Filipinas e assaltar a cidade pirata de Al-Shabaab na costa da Somália. É revelado que Preacher, operador da Tier 1, regressa a casa para encontrar a família. O jogo há uma parte constituida de flashbacks e outra com eventos "de hoje". Os eventos de flashback acontecem antes de um acidente num trem em Madrid, onde encontraria sua família. Porém deu de cara com um homem que fez parte numa missão de captura a reféns nas Filipinas, que explodiu um trem, matando 35 pessoas e ele mesmo. Por sorte, o trem não era o da família de Preacher (seu nome verdadeiro é Tom). Ele fica em coma por 48 horas, até que acorda e da de cara com seu comandante (chamado apenas de Mother nos dois jogos), que lhe conta detalhes da situação atual do seu grupo, chamado de TF (Task Force) Mako. Preacher então diz que não irá voltar a sua profissão antiga para "consertar" seu casamento. Mas é convencido por Mother, quando fala que 12 das 35 mortes eram de crianças, e Tom tinha uma filha de aparentes 7 anos. Já após os flashbacks Preacher se recupera dos seus machucados e volta a ativa, já com sua primeira missão, cujo objetivo é interrogar um homem que estava comercializando bombas de PETN a uma organização terrorista, junto a Mother e a um agente conhecido deles chamado Ajab. Eles conseguem uma informação que os leva a Dubai, onde Mother e Preacher (as vezes junto de Ajab, formando a TF Blackbird) tem de obter informação sobre um banqueiro chamado Hassan, que depois se revela a ser o principal vilão do jogo, sobre o nome de The Cleric (o clérigo). Porém no meio de uma tentativa de fuga da segurança de Hassan, os dois são capturados numa perseguição de carro com o chefe de segurança de Hassan, chamado de Sa'ad Al Din. Este interroga ambos após várias chamadas no celular de Mother. Ele pergunta a Mother quem esta no outro lado do telefone, e ele responde "sua mãe", resultando na sua morte pois Al Din é bastante estressado. Preacher, após ver Mother ser executado diante de seus olhos, fica extremamente nervoso e consegue escapar da cadeira e das algemas, matando vários guardas com combate corpo-a-corpo e com uma pistola com um silenciador. Após enfrentar muitos guardas com a arma, Preacher finalmente consegue chegar até Al Din, espancando-o. O jogo também possui um personagem secundário, chamado de Stump, que tem uma ligação em muitas missões de Preacher e é um personagem jogável em várias missões. Ele era um Marine mas se tornou um SEAL, entrando na TF Mako. Stump e seu esquadrão liderado por um ex-integrante do esquadrão (AFO Neptune) de Mother chamado de Voodoo, em uma das missões finais, invadem um navio que seria inimigo e também transportava explosivos, e que estranhamente estava desligado. Após chegarem a sala de controle, encontram Preacher espancando Sa'ad Al Din, já imobilizado e muito machucado. Após falar os acontecimentos a Voodoo, eles juntam os fatos e chegam a uma localização onde os dois times se juntam e invadem "The Cleric's Palace" (O Palácio do Clérigo). Primeiramente usam silenciadores e cuidado para infiltrarem o lugar, mas então começam um ataque frontal. Após eliminarem muitos soldados bem treinados e protegidos, Voodoo e Preacher pedem 3 minutos para invadirem o Palácio. Mas derrepente o lugar começa a pegar fogo por nada, e os dois encontram alguns soldados incendiados, até chegarem a porta central, onde Voodoo fala (em português): "Está preparado? Vamos fazer isso. Por Mother. E por Rabbit (o personagem central que morre no jogo anterior)", derrubando a porta e encontrando Hassan, aparentemente enlouquecido mentalmente, com explosivos nas suas costas. Voodoo da ordens a ele para mostrar as mãos e deitar, enquanto Preacher observa as operações de Hassan. Preacher executa-o após ele e Voodoo perceberem os explosivos. O jogo acaba com a triste cena do velório de Mother, onde comparecem todos os seus aliados e amigos.

Medal of Honor: Warfighter segue as pisadas do jogo Battlefield 3 ao usar o motor Frostbite 2. O director criativo da EA Richard Farrelly, disse que a Danger Close ajudou para que o motor fosse puxado para novas direcções criando o seu próprio aspecto de propósito para Warfighter, mas "continuando com os mesmo elementos que [EA Digital Illusions CE] tinha, como a micro-destruição e a fantástica luz." Farrelly também afirmou que Warfighter está a "ajudar a fazer de Frostbite 2 um melhor motor".

Medal of Honor: Warfighter foi mal recebido pela critica, com muitos analistas a dizerem que o jogo é pequeno, cheio de erros (apesar da actualização no primeiro dia), IA muito pobre e que é um jogo sem nenhuma identidade própria. No entanto, os críticos elogiaram os visuais e o motor Frostbite 2 como sendo "um dos jogos mais bonitos que fazem uso do Frostbite 2 desde Battlefield 3", mas ao mesmo tempo criticando algumas texturas nas versões da PlayStation 3 e da Xbox 360. 

A Joystiq.com deu a pontuação 2/5 dizendo que Warfighter "deixa muito a desejar."Brad Shoemaker da Giant Bomb deu a pontuação de 3/5 e afirma que "Warfighter não tem razão de existir, mas não é de estranhar que realmente exista" e que o "jogo corre bem sobre pressão alta, mas o desempenho não é tão fluido como a oferta anual de Call of Duty e não tem tanta profundidade e escala como Battlefield. Não há muito aqui [em Warfighter] que possa recomendar sobre a competição."

Situação: JOGANDO.
Notas:
  • História: 10
  • Jogabilidade: 10
  • Trilha Sonora e Duplagem: 10
  • Gráficos:10
  • Diversão: 10

Nenhum comentário: